Vamos Falar de Coaching?

coaching 11 maio

Vamos Falar de Coaching?

O coaching é uma ferramenta eficaz no processo de liderança, comunicação e crescimento e usado em diversas ciências, tais como, administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, entre outras. Para realização deste artigo, nós nos baseamos no texto da FEBRACIS sobre o que é coaching. Ele tem como objetivo à conquista de grandes e efetivos resultados de qualquer contexto, seja pessoal ou profissional. Este processo ajuda a qualquer pessoa a sair do seu estado atual e alcançar o patamar ou objetivo desejado de forma rápida e satisfatória.

O processo de coaching é confidencial e realizado através de sessões com um coach, que tem função de estimular, apoiar e despertar os desejos do cliente para que alcance e descubra seu potencial e conquiste tudo o que deseja. As sessões de coaching podem ser semanais, quinzenais ou mensais e, com duração média, de duas horas. Por ser um curso flexível, o coaching pode ser individualmente ou em grupo e realizado por diversos profissionais como empresários, empreendedores e empregados.

Nichos de coaching

No coaching existem dois nichos principais: Self Coaching – voltado para a vida pessoal do coachee – e Business Coaching – voltado para a vida profissional, com o objetivo de atender corporações. Esses nichos se subdividem em categorias e necessidades para atender diversas necessidades:

Self Coaching

Segundo José Roberto Marques, um dos pioneiros do coaching no Brasil:

Self Coaching é uma metodologia que aborda a nascente da essência de quem nós somos, da melhor e pior pessoa que existente em nós e da vocação natural de transcendência da Luz sobre nossas sombras.

Isso quer dizer que o coaching é voltado para a vida pessoal, ajudando a resolver conflitos, muitas vezes, internos e nos permitir a avançar em nossa vida.

Nenhum ser humano é perfeito, todos nós somos sujeitos a falhas e o self coaching, como alguns pensam, não impossibilita ninguém de errar, apenas ensina, de forma saldável, como evitar erros, organizar a vida de forma modesta e saber lidar com erros e contratempos que ocorrem na vida.

Ramificações do Self Coaching

Coaching Familiar: nesta ramificação do self coaching, o coach irá atuar na identificação e na exploração das qualidades e potenciais de cada indivíduo familiar para o seu autodesenvolvimento e consequente mudança comportamental no contexto familiar. Este coaching tem como objetivo permitir mudanças familiares e que todos os indivíduos participem, sem discriminação ou preconceito, as tarefas domésticas, utilizando de suas melhores qualidades.

Coaching de Relacionamento: o coaching de relacionamentos visa transformar vidas e relacionamentos buscando formas, estratégias e ferramentas que intensifique a comunicação pessoal, tanto na vida amorosa, quanto na vida social. Outro ponto que também é objetivo é mudar padrões de relacionamentos patriarcais, muitas vezes machistas e preconceituosos, que tornam o relacionamento com qualquer pessoa um total fracasso.

Coaching Integral: esta modalidade de coaching vai além da vida pessoal do cliente. O Coaching integral tem como objetivo ajudar o coachee a entender o estado da sua vida pessoal atual, traçar metas para o futuro e definir meios de como alcança-las.

Coaching Financeiro: o estilo de coaching mais popular e mais procurado pelas pessoas, principalmente neste período de recessão da economia, o coaching financeiro busca a ajudar o cliente a lidar com as dívidas ativas, custos e despesas do cotidiano.

Coaching Esportivo: este coaching é voltado para atletas que precisam desenvolver um alto rendimento em competições. Visando uma preparação mental e psicológica, eles utilizam da ajuda de um coach para alcança-la.

Coaching de Emagrecimento: o processo de coaching para emagrecimento trabalha questões de saúde e bem-estar daqueles que estão tentando perder peso, como desequilíbrios alimentares, reconstrução de autoimagem e recuperação de autoestima.

Coaching de Inteligência Emocional: este processo de coaching trabalha o eu interior da pessoa. O cliente é convidado a vivenciar um intenso autoconhecimento, o que lhe permite conhecer, verdadeiramente, a sua essência através de experiências, valores e crenças afetam suas emoções.

Coaching Nutricional: neste processo coachee adquire uma consciência maior sobre o seu comportamento alimentar, o modo como se alimenta, quais as emoções que estão associadas a esses comportamentos e de que forma é que esse modo de estar e viver a alimentação afeta a sua vida, o seu bem-estar e a sua saúde.

Business Coaching

O Business coaching e processo de coaching voltado para corporações direcionados para solução de impasses e visar o sucesso dela. Seus colaboradores passam por um processo onde irão descobrir e levar o seu potencial ao máximo para atingir melhores resultados dentro da empresa, refletindo na qualidade de sua produtividade.

Ramificações do Business Coaching

Coaching Corporativo: este processo coaching é especializado em implantar uma alta performance na corporação, tornando o serviço mais eficaz, alcançando alta qualidade e carreiras promissoras de sucesso.

Coaching para Concursos: este processo de coaching, o coach é um tipo de professor que auxilia o cliente a alcançar um cargo de alto nível através do perfil. Analisando o perfil do cliente, o coach irá elaborar planos de aula que melhor combinem com o coachee.

Coaching de Carreira: este processo de coach é indicado para pessoas que estão mudando ou tentando trocar de carreira. Ele irá ajudar a criar um direcionamento para a carreira, regular a vida a vida profissional e pessoal e evitar erros comuns que ocorrem com trabalhadores.

Coaching Financeiro: este processo voltado para as empresas, ajudará aos administradores a controlar gastos, evitar dividas desnecessárias, evitando dívida ativa, demissão em massa e possível fechamento da empresa.

Coaching in Company: é o processo de coaching mais buscado por empresas, visando um objetivo que alcance todos os colaboradores, desenvolvendo o trabalho em grupo, descobrimento de talentos que ajudem no sucesso da corporação.

Coaching de Performance: o coaching de performance ajudará àquele que o cliente, voltado ao mercado de trabalho, desenvolver melhor suas funções, alcançando um alto nível de êxito e evitando erros.

Coaching de Comunicação: este coaching é voltado para a comunicação profissional, para aqueles que trabalham com oratória e retórica diariamente. Este processo visa acelerar e melhorar o poder de persuasão sobre os clientes.

Coaching de Liderança: este coaching tem como o objetivo de capacitar líderes a liderar, direcionar, incentivar bem suas equipes e assim, realizar um trabalho bem-sucedido.

Benefícios

Os benefícios do coaching são inúmeros, tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal e podem ser gastados horas ou até dias para citá-los. Assim, será exposto alguns deles:

  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento da inteligência organizacional;
  • Assertividade do time;
  • Foco na solução de conflitos;
  • Redução no nível de estresse;
  • Baixo absenteísmo;
  • Ganhos de performance;
  • Autoconhecimento;
  • Autocontrole;
  • Autodesenvolvimento;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Gestão de tempo;
  • Planejamento estratégico;
  • Definição de metas e objetivos realistas;
  • Quebra de crenças limitantes;
  • Entre outros.

 

Busque hoje mesmo um coach para você ou sua empresa e veja melhorias acontecendo a curto prazo!

Curta nosso blog:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *