Como me tornar um coach?

17 maio

Como me tornar um coach?

Um coach é um profissional habilitado para exercer o serviço de coaching. Para isso é necessário ter as formações corretas para ser profissionalmente habilidade na área para exercer a função plenamente.

Pré-requisitos pessoais

Para ser um coach, não basta ser formado e possuir diplomas, existem pré-requisitos naturais para se tornar um mentor (tradução livre de coach na modernidade).

  1. Curiosidade: para ser um coach, deve-se sempre ser uma pessoa curiosa, disposta a explorar e a aprender coisas novas todos os dias.

  2. Gostar de ajudar o próximo: o coaching em si tem o objetivo de auxiliar as pessoas, então para ser um coach é necessário ter essa pré-disposição.

  3. Ética: uma base ética é muito necessária para ser um coach, porque o profissional irá trabalhar com diversas pessoas, meios de persuasão, mentalidades e princípios. Então, é necessário ter uma base ética para construir, aceitar e entender relação com quaisquer tipos de pessoas.

  4. Compromisso com valores sociais: ao se escolher um coach, a pessoa física ou jurídica irá analisar e, muitas vezes, levar esse requisito como o principal: saber se a pessoa realmente se importa e tem compromisso com os valores humanitários, se ela está sendo um coach com o objetivo de auxiliar a alcançar o objetivo ou apenas ganhar dinheiro.

Formação acadêmica

Um coach, segundo a definição de João Guilherme Barros, é “o profissional treinado que aplica o Coaching, uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional. ” E para se tornar um coach não é necessário nenhum pré-requisito técnico, mas com a alta busca de pessoas e empresas pelo coaching, são oferecidos cursos, MBAs e Pós-graduações voltados para o coaching. Esses cursos atraem pessoas formadas ou formandos dos principais cursos: administração, psicologia, educação, comunicação e jornalismo, já que eles lidam diariamente com diversas pessoas, equipes e liderança.

Cursos: Professional Coaching, Self-Coaching, Business Coaching, Especialização Em Coaching Ericksoniano, Master Coaching, PNL (Plano De Neurolinguística), Coaching E Liderança, entre outros.

Pós-Graduações: MBA Em Gestão De Pessoas, Psicologia Positiva E Coaching, MBA Executivo Em Gestão Empresarial & Coaching, Pós-Graduação Em Coaching E Liderança, Entre Outras.

Vantagens de ser um coach

Ao se tornar um coach existem várias vantagens e benefícios em esferas pessoais, profissionais ou financeiros. Algumas das inúmeras vantagens serão citadas abaixo:

Comodidade: este é o principal benefício de ser um coach. É você que escolhe aonde será as sessões de coaching, em combinado com o coachee, além de poder escolher em quais dias e horários irá atender.

Crescimento: o coach é a segunda profissional que mais cresce no mercado de trabalho mundial, ficando atrás do profissional de TI. Além do crescimento pessoal que inevitável neste tipo de profissão.

Flexibilidade: como já foi tido anteriormente, a flexibilidade compromete-se em permitir que o coach administre a sua vida profissional, determinando dias a ser trabalhados e horários, além de poder ser coach como uma complementação de renda.

Oportunidades no mercado: com um mercado de trabalho competitivo, diversas pessoas e empresas tem buscado o coaching para melhorar o desempenho e buscar alcançar os objetivos rapidamente.

Custo X Benefício: além de uma alta busca no mercado de trabalho, um coach recebe bem em relação a carga horaria de trabalho e o investimento de cursos e formações especificas. Um coach de início de carreira pode ganhar, com um cliente, a partir de R$ 1800,00.

Evite esses erros!

Alguns erros comuns que coachs, principalmente em início de carreira, cometem e que acabam comprometendo totalmente a sua carreira, fazendo com que tenham de ser interrompidas. Segue abaixo alguns destes erros:

Atendimento apenas 1 a 1

Não utilize apenas da modalidade de coaching pessoal no atendimento ao cliente. Existem várias empresas que buscam coaching para grupos, invista no atendimento a elas também.

Não utilizar as redes sociais

Num universo totalmente conectado, invista em marketing virtual. Isso atrai mais clientes e potencial público.

Parar de se capacitar

Algumas pessoas, ao se formarem ou especializarem, param de buscar novas formações e isso não pode acontecer um o coach. Um profissional de coaching deve estar sempre explorando novas técnicas e fazendo cursos de aperfeiçoamento período.

Ferir confidencialidade

Nem todos os coachees têm claro como isso é prejudicial para a sua carreira. Se ele perder a confiança no processo, com certeza será uma propaganda negativa para você. O que acontece na sessão, fica na sessão.

Quebra de contrato

O processo de coaching é baseado em uma relação profissional de coach e coachee, com acordos pré-estabelecidos para ambos. Por isso, é fundamental garantir que isso não mude ao longo do processo.

Confundir coaching com terapia

Enquanto a terapia tem foco no passado, o coaching prioriza o futuro. O coach poderá perguntar ao cliente coisas sobre o passado para, se necessário, mudar o futuro e caso chegue ao ponto que é necessário que o coachee quebre certas barreiras referente a isso, recomende que ele vá a um psicólogo.

Após tirar as dúvidas e dar dicas, desejamos que você busque sua formação e torne sua carreira de sucesso.

Curta nosso blog: